Instruções de uso

BROCAS CARBIDE NÃO-ESTÉREIS

INSTRUÇÕES DE USO

DESCRIÇÃO: As brocas carbide Prima Dental by Angelus são fabricadas a partir de uma única peça de carboneto de tungstênio, ou, a partir de uma ponta de carboneto de tungstênio unida por um processo de brasagem a uma haste de aço inoxidável grau cirúrgico. Nossa linha de brocas inclui modelos desenvolvidos para atender uma vasta gama de procedimentos clínicos e laboratoriais.

ESCOPO: Estas instruções de uso são aplicáveis à limpeza das brocas carbide antes da utilização inicial, e após cada uso subsequente. As brocas de carboneto de tungstênio são fornecidas mecanicamente limpas, mas não estéreis.

INDICAÇÕES PARA USO: As brocas carbide Prima Dental by Angelus podem ser usadas para preparar, cortar ou polir uma grande variedade de materiais encontrados na odontologia. Estes incluem estruturas dentárias, como o esmalte, dentina e osso, materiais dentários, tais como amálgama, compósitos, cimento de ionômero de vidro, polímeros, facetas de cerâmica e ligas preciosas e não preciosas. A broca selecionada será escolhida para cortar um material específico para uma aplicação específica. A tabela a seguir fornece uma orientação de uso.

 

CONTRA-INDICAÇÕES e ALERTAS: Brocas já utilizadas devem ser consideradas como contaminadas e, para tal, devem ser tomadas as devidas precauções durante a reutilização e armazenamento. Devem ser usados proteção para os olhos, luvas e máscara. No caso de haver necessidade de devolução de brocas à Angelus Prima, certifique-se de quaisquer brocas contaminadas e/ou potencialmente contaminadas sejam limpas de modo eficaz, e devidamente embaladas para retorno.

ARMAZENAMENTO (pré-uso): Armazene as brocas em um ambiente limpo e seco à temperatura ambiente, também isento de luz solar direta e longe de outras fontes de calor.

PRECAUÇÕES:
Utilizar óculos de proteção para proteger contra partículas expelidas. As máscaras cirúrgicas devem ser usadas para evitar a inalação d a poeira gerada durante o procedimento. Antes de usar inspecione broca afim de encontrar lâminas quebrados e/ou danificadas. Descartar qualquer broca potencialmente defeituosa. Garanta que a broca esteja totalmente encaixada e presa na pinça da peça de
mão, contra-ângulo ou caneta de alta rotação.

Certifique-se de que a peça de mão, contra-ângulo ou caneta de alta rotação estejam em boas condições de funcionamento e permaneçam corretamente lubrificadas em todos os momentos. Mova continuamente a broca, quando em uso, de modo a evitar o aquecimento localizado causado pelo atrito. Nunca exceda a velocidade máxima, como mostrado na tabela acima, pois isto pode gerar calor indesejável. Respeite a rotação máxima(rpm) indicada para este instrumento, evitando gerar calor indesejável.

Não aplique pressão excessiva sobre a broca, pois pode provocar calor indesejável e/ou pode causar uma fratura da mesma. Limpe e esterilize as brocas antes da utilização inicial, e depois disso, antes da reutilização de acordo com as instruções abaixo.

Para remover as brocas de uma embalagem, remova o lacre de segurança e puxe a aba colorida para expor a haste da broca e retire-a com a mão ou uma pinça. A reutilização terá pouco efeito sobre as brocas carbide Prima Dental by Angelus. O fim de vida é determinado pelo desgaste e danos induzidos durante o uso.

PREPARAÇÃO PARA LIMPEZA: Não existem requisitos especiais a menos que o controle de uma infecção, por exemplo, exija o uso de um desinfetante ou antisséptico, caso em que um agente desinfectante validado para a limpeza de brocas dentárias deve ser utilizado e as instruções do fabricante seguidas.

LIMITAÇÕES: A reutilização terá pouco efeito sobre as brocas carbide Prima Dental by Angelus. O fim de vida é determinado pelo desgaste e danos induzidos durante o uso.

LIMPEZA: A limpeza automática é o processo mais adequado para a limpeza. Utilize apenas agentes de limpeza e desinfecção validados e adequados a brocas carbide odontológicas. Ao limpar as brocas siga as instruções do fabricante. Se a limpeza manual é a única opção disponível, as brocas devem ser limpas em uma pia reservada especificamente para esta finalidade. Lavar as brocas em água corrente fria e mantê-las imersas, escove bem longe do corpo usando um agente de limpeza/desinfecção neutro e validado para uso em brocas carbide odontológicas.

Quando o estiver escovando a broca cuidados devem ser tomados para evitar a propagação de contaminantes por aspersão ou derramamento. Use escovas de aço com cuidado de modo prevenir contra a corrosão galvânica e descoloração. O armazenamento prolongado em soluções desinfectantes podem provocar a corrosão e deve, portanto, ser evitado.

BROCAS CARBIDE NÃO-ESTÉREIS

Atrasos no processo de limpeza devem ser evitados para prevenir o risco da secagem de contaminantes tornando a limpeza mais difícil. Após a limpeza inspecione as brocas para assegurar que quaisquer vestígios de contaminação foram removidos. Repita a limpeza, se necessário.

SECAGEM: Seque as brocas com toalhas de papel ou calor não superior a 140°C.

ESTERILIZAÇÃO: Deve ser realizada em autoclave, a broca deve estar envolta por envelope próprio para este fim. Como diferencial, nossas embalagens que acondicionam as brocas podem ser levadas à autoclave desde que também sejam envolvidas em envelope adequado

Autoclave as brocas na faixa de temperatura de 121°C a 127°C (1 atm pressão) por 15 a 30 minutos ou 132°C a 134°C (2 atm pressão) por 4 a 7 minutos de esterilização.

Devem ser seguidas as instruções do fabricante da autoclave. Em particular, os cuidados devem ser tomados para não exceder a carga máxima recomendada para a autoclave.

CONSERVAÇÃO: As brocas devem ser armazenadas no recipiente de esterilização (broqueiro ou envelope) até serem utilizadas. Recipientes ou envelopes devem estar secos antes da abertura para evitar a contaminação do seu conteúdo. O armazenamento deve estar em condições limpas e secas à temperatura ambiente.

VALIDAÇÃO: Os processos acima foram validados e considerados adequados e eficazes para a preparação das brocas carbide Prima Dental by Angelus para reutilização. É de responsabilidade do indivíduo que realiza estes procedimentos garantir que os equipamentos, materiais e pessoal utilizado para esses fins, atinjam os resultados desejados. Isso pode exigir validação e acompanhamento do processo. Qualquer desvio relativo a essas instruções deve ser devidamente avaliado para verificar sua eficácia e quaisquer resultados potencialmente adversos.

LIMITAÇÕES DE REUTILIZAÇÃO: A vida da broca é normalmente determinada pelo desgaste e não através da quantidade de reutilização. Brocas devem ser rotineiramente inspecionados após a limpeza preliminar e novamente depois de cada uso.

NÚMERO DE LOTE: O número do lote é um número impresso na embalagem da broca. Este número deve ser mencionado em qualquer contato com a Angelus Prima Dental Ltda.

Skip to toolbar